Lavras amanheceu em luto neste sábado (30) com a notícia do falecimento de Álvaro Rosa Ribeiro Matias, de apenas 5 anos, vítima de picada de escorpião ocorrida no último domingo (24), dentro do campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA)
O menino, que pedalava com a família pela avenida central da universidade, caiu e foi picado pelo artrópode. Após ser socorrido, foi internado em estado grave e, infelizmente, não resistiu aos ferimentos.
A comoção tomou conta da cidade, com moradores realizando uma vigília em frente ao hospital na terça-feira (26), em solidariedade à família. A UFLA, por sua vez, manifestou profundo pesar pela perda e emitiu nota oficial, oferecendo apoio aos familiares e amigos de Álvaro.
A universidade informou que a Diretoria de Meio Ambiente foi acionada para intensificar as ações de controle de pragas no campus, incluindo um reforço emergencial da dedetização anual.
O velório de Álvaro teve início às 11h30, no velório São João Batista, e o sepultamento está previsto para as 16h30, no cemitério São Miguel, em Lavras.
“Neste momento de profunda dor e luto, expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos pais, demais familiares e amigos. Que encontrem conforto em meio ao luto e nas memórias de amor”, diz trecho da nota da UFLA.
A morte do menino reacende o debate sobre a importância de medidas preventivas para evitar acidentes com animais peçonhentos, especialmente em áreas urbanas e com grande concentração de pessoas.