Dentre as espécies produzidas em cativeiro, o destaque foi a curimba, o peixe mais capturado por pescadores em rios mineiros. Cerca de 556 mil espécimes foram utilizadas nas ações de repovoamento, sendo 320 mil na Bacia do Rio Grande. A Estação Ambiental de Volta Grande, em Conceição das Alagoas (Triângulo Mineiro), foi responsável pela produção de 4,8 toneladas de peixes.
Os peixes foram soltos nas regiões do Sul de Minas, Triângulo, Alto Paranaíba, Norte de Minas, Campo das Vertentes e Vale do Jequitinhonha, em ações de preservação e educação ambiental. Foram 61 peixamentos, realizados em mais de 40 municípios mineiros que fazem parte das bacias dos Rios Grande, Paranaíba, Pardo e Jequitinhonha. A maior parte dos eventos teve a participação de representantes das comunidades locais, em um trabalho para sensibilizar a população sobre a importância de preservar nossos ecossistemas.
A iniciativa também favorece a geração de renda nessas regiões, pois parte da produção é realizada em parceria com produtores rurais, que recebem insumos, pós-larvas e assistência técnica. Em contrapartida, a Cemig fica com metade da produção, enquanto a outra metade é comercializada pelo produtor.
19/07/11