■ Veja aqui a relação completa com o índice de desenvolvimento municipal de todas as cidades brasileiras.
Ranking estadual – Confira os índices obtidos por algumas cidades do Sul de Minas em relaçao às melhores cidades do Estado para se viver, segundo estudo feito pela Firjan:
Varginha – 5 ª
Itajubá – 12 ª
Pouso Alegre – 16 ª
Lavras – 24 ª
Três Corações – 35 ª
Ijaci – 81 ª
Ribeirão vermelho – 164 ª
Nepomuceno – 294 ª
Para chegar à classificação, a entidade elaborou três sub-índices: Educação (IFDM-E), Saúde (IFDM-S) e Emprego e Renda (IFDM-E & R). No cálculo, levou em conta fatores como qualificação dos professores e evasão escolar, atendimento pré-natal e taxa de mortalidade infantil, e estoque dos empregos formais e evolução dos rendimentos médios. Entre as mineiras, o propulsor para a subida no pódio das “top 100” foi o item que mexe no bolso da população. Com a economia em céu de brigadeiro, numa época de forte demanda por commodities, esses municípios receberam empreendimentos e levaram prosperidade econômica aos seus cidadãos. Vale lembrar que os dados são referentes a 2006.
Com relação aos estados, Minas saiu dos 0,7793, em 2005, para os 0,7911 pontos, em 2006, um incremento de 3,2%, apesar de permanecer como a quinta federação mais desenvolvida do país. Novamente, destaque para emprego e renda, cuja nota foi 0,8696. Já na vertente educação, o Estado recuou de 0,7257 para 0,7232, mesmo tendo subido da 7ª para a 5ª posição no ranking que avalia crianças na sala de aula e profissionalização dos professores.