O projeto é executado pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seção Minas Gerais (ABO-MG), em parceria com MPMG (Ministério Público de Minas Gerais).
O objetivo será levar os promotores de Justiça e a Ouvidoria ao município, além de buscar um contato mais próximo aos cidadãos, apresentando-lhes os serviços e como atua o Ministério Público, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos, bem como a forma de defender aqueles direitos que por algum motivo lhes forem negados.
Serão oferecidos inúmeros serviços à população, entre eles orientação jurídica nas salas de atendimento, que buscam soluções mais ágeis para resolver conflitos, ações de cidadania com palestras voltadas para direito do consumidor e à saúde na tenda de apoio, além de medição de pressão arterial e glicose. O Procon Estadual também estará presente, defendo os direitos do consumidor e auxiliando a população. Outra ação desempenhada pelo MP Itinerante neste projeto é o encaminhamento de pedidos de providência relacionados à área da Saúde, através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde).
Todo o trabalho é feito em parceria com as comarcas e promotores das cidades e região, que também participarão dos atendimentos e darão continuidade às ações após a partida da carreta. Atividades também serão articuladas com as prefeituras, escolas públicas, particulares e universidades. O Ministério Público Itinerante teve início no dia 12 de maio, na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e percorrerá cerca de 40 cidades mineiras até setembro. Até agora foram mais de seis mil atendimentos.
19/06/10