A passagem existente há anos, quando aquela região ainda era considerada zona rural, era estreita, com altura que não permitia a passagem de ônibus e caminhões. Com duplicação e aprofundamento do piso, aumentando a altura, permitindo o fluxo de veículos de grande porte, a passagem agora permite o trânsito de veículos de grande porte, como caminhões e ônibus.
Os pedestres também foram beneficiados com a duplicação, antes, eles disputavam espaço com carros e motocicletas, hoje ganharam passeios nas duas laterais, passeios com gradil de proteção, além de iluminação de LED, aumentando a segurança e conforto de quem transita pelo local.
A solenidade de entrega do túnel foi simples e sem a presença de público para evitar acúmulo, devido a pandemia da Covid-19, estiveram presentes à solenidade algumas. Abílio Elias Ticle, o homenageado, nasceu em Cássia (MG) em julho de 1917, veio para Lavras e se estabeleceu no ramo de revendas de máquinas de costura, aqui se casou com Maria Aparecida Unes Ticle, desta união tiveram 9 filhos.
Abílio foi também presidente por três mandatos da Associação comercial e Industrial de Lavras (Acil), foi presidente do Clube de Lavras e participou ativamente como colaborador de diversas obras assistenciais da cidade. Ele faleceu em março de 1994. Agora seu nome seu nome será, merecidamente, eternizado na obra como: “Túnel Abílio Elias Ticle”.