Basta informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento
Foto: Marcello Casal jr/Agencia Brasil |
Os brasileiros que suspeitam de fraudes no pedido de auxílio emergencial com o uso dos seus dados podem consultar a página do benefício para verificar as informações. O cidadão deve informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
Segundo o tutorial para consultar a situação do benefício, há cinco
respostas possíveis para o pedido de auxílio que podem ajudar a entender
se há algo de errado com o cadastro.
Confira as respostas possíveis
indicadas no tutorial:
Benefício aprovado: Significa que o cidadão é
elegível a receber o auxílio emergencial. A data de envio para a Caixa
não representa a data efetiva do pagamento do benefício. O calendário de
pagamento dos beneficiários deverá ser consultado diretamente no site da Caixa.
Benefício não aprovado: Significa que o cidadão não é
elegível a receber o auxílio emergencial. Na mesma tela, o cidadão
poderá verificar qual critério não foi atendido, motivo que causou a sua
inelegibilidade ao benefício.
Requerimento não encontrado: Caso o requerimento do
cidadão ainda não tenha sido recebido pela Dataprev, é apresentada a
mensagem “Requerimento não encontrado”.
Requerimento retido: A mensagem significa que o
cadastro foi retido pela equipe de homologação do Ministério da
Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos. Com isso,
será realizado novo reprocessamento das informações pela Dataprev.
Dados inconclusivos: Caso o sistema identifique
problemas nos dados do cidadão que impeçam a análise para concessão do
benefício, o sistema vai orientar que se realize um novo requerimento
no site da Caixa para complementar ou confirmar seus dados cadastrais ou de sua família.
Assim, observando essas respostas, é possível saber se alguém usou os dados indevidamente para pedir o benefício.
Segundo o Ministério da Cidadania, em casos suspeitos de fraude no
auxílio emergencial, o cidadão deve registrar denúncia no sistema
Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da
Controladoria Geral da União – CGU), disponível na internet ou pelos telefones 121 ou 0800 7070 2003.
Fonte: Agência Brasil