A Prefeitura de Lavras deu início a uma nova fase em sua estratégia para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A partir de 19 de novembro, drones equipados com tecnologia de ponta sobrevoarão 17 bairros da cidade, mapeando áreas com potencial para a proliferação do mosquito.
Quais bairros serão contemplados?
- Vista do Lago
- Judith Cândido
- Fonte Verde
- João da Cruz Botrel
- Santa Efigênia
- Serra Verde
- Alterosa
- Jardim América
- Pitangui
- Vila Vera Cruz
- Jardim São Paulo
- Centenário
- Padre Dehon
- Nossa Senhora Aparecida
- Ipes
- Nova Era II
- Nova Era III
Como funciona o projeto?
O uso de drones permite identificar possíveis criadouros do mosquito de forma rápida e precisa, auxiliando as equipes de saúde a direcionar as ações de combate à dengue. As imagens capturadas pelos drones são georreferenciadas, o que facilita a localização exata dos locais a serem inspecionados.
Além da tecnologia, a Prefeitura também está investindo em:
Educação ambiental: Escolas e creches estão recebendo orientações sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito.
Mutirões de limpeza: Ações de limpeza e conscientização estão sendo realizadas em bairros com maior incidência de casos suspeitos de dengue.
Visitas domiciliares: Agentes de saúde estão realizando visitas domiciliares para orientar os moradores sobre as medidas preventivas e identificar possíveis focos do mosquito.
O combate à dengue é um desafio constante para as cidades brasileiras. Através da utilização de drones e outras tecnologias, a Prefeitura de Lavras busca aumentar a eficiência das ações de controle e prevenção da doença, garantindo uma melhor qualidade de vida para a população.