Programa ‘Alfabetização no Tempo Certo’ será implementado nas escolas municipais de Lavras

O prefeito Marcos Cherem e a Secretária Municipal de Educação, Cláudia Lopes, receberam na última terça-feira (15), a diretora Educacional do Estado, Sandra Maria Baldone Lara e a superintendente de Campo Belo, Agnes Coutinho, para a formalização de parceria entre a Prefeitura e o Governo estadual para a implementação do Programa de Intervenção Pedagógica “Alfabetização no Tempo Certo” nas escolas municipais de Lavras.

Prefeito Marcos Cherem recebeu representantes da Secretaria Estadual de Educação. Foto: Prefeitura – Divulgação


Pela parceria firmada entre os governos estadual e municipal, a Secretaria Municipal de Educação de Lavras vai receber apoio pedagógico e operacional da Secretaria Estadual de Educação, como: formação continuada das equipes, material detalhado para servir de guia para professores, especialistas, diretores, sugestão de metas para cada escola através da análise dos resultados do Proalfa, e disseminação das melhores práticas e transferência das experiências de sucesso entre as escolas do Estado.

Alfabetização no Tempo Certo

O programa da Secretaria de Educação de Minas Gerais foi criado em 2007 e tem como objetivo apoiar e preparar os professores e especialistas em Educação Básica no processo de intervenção pedagógica, com foco na sala de aula e no desempenho dos alunos, para garantir a alfabetização no tempo certo. Este apoio é realizado através de capacitações, material didático-pedagógico e visitas de especialistas em alfabetização das Superintendências Regionais de Ensino e do Órgão Central da Secretaria Estadual de Educação, para trabalhar junto às escolas e garantir o cumprimento da meta “Toda criança lendo até os oito anos de idade”.

O trabalho de intervenção pedagógica é feito com base nas análises dos resultados das avaliações do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), que é realizado anualmente pela Secretaria de Educação de Minas Gerais, de modo a oferecer apoio mais intenso às escolas que enfrentam os maiores desafios para atingir o objetivo do programa.

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