O Lavrense


Previsão é de muita chuva para Lavras e região nesta semana


Mulher atravessa rua sob chuva forte e temporal em Lavras, ilustrando alerta de chuvas em Minas Gerais e riscos de tempestade.
Foto: Gemini | Google

O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), emitiu um alerta de instabilidade atmosférica para todo o estado entre esta segunda-feira (19/1) e o próximo sábado (24/1). O fenômeno é causado pela possível formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que pode despejar acumulados superiores a 200 milímetros em algumas localidades mineiras.

Embora os maiores volumes totais da semana estejam previstos para áreas da Zona da Mata e o Centro-Norte do estado, o alerta de chuvas em Lavras e região é imediato para o início da semana. De acordo com o monitoramento do Cindec, a região enfrentará tempestades generalizadas e chuva persistente nos primeiros dias do período.

Previsão detalhada para Lavras e o Sul de Minas

A população de Lavras deve ficar atenta ao cronograma de instabilidade, que apresenta riscos de ventos fortes e queda de granizo:

  • Segunda-feira (19/1): Dia de maior criticidade para a região. A chuva atinge o Sul de Minas com acumulados de até 50 mm. Há previsão de tempestades com rajadas de vento acima de 60 km/h e chance de granizo.
  • Terça-feira (20/1): A chuva permanece persistente em todas as regiões do estado devido à atuação do sistema ZCAS.
  • Quarta-feira (21/1): A instabilidade se intensifica em Minas. No Oeste e Campo das Vertentes, os acumulados podem variar entre 30 mm e 80 mm, exigindo atenção redobrada em áreas de risco.
  • Quinta e Sexta (22 e 23/1): O eixo principal da chuva se desloca para o Centro-Norte e Zona da Mata. Para o Sul e Sudoeste de Minas, a previsão indica que não haverá acumulados significativos nestes dias, com chuvas apenas fracas e passageiras.

O significado dos acumulados em Minas

O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, explica que o volume de 200 mm previsto para o estado é extremamente alto.

“Representa cerca de 20 centímetros de água acumulada sobre uma superfície plana, o suficiente para sobrecarregar drenagens e provocar transbordamentos em poucos minutos”, afirma.

Para Lavras, o risco principal nos primeiros dias da semana reside na intensidade das tempestades rápidas e no vento, que podem causar queda de árvores e alagamentos pontuais em calhas e vias urbanas.

Orientações de Segurança

A Defesa Civil recomenda que, em caso de tempestades com raios e ventos fortes:

  1. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
  2. Evite segurar objetos metálicos longos ou empinar pipas.
  3. Em caso de inundação, não tente atravessar a pé ou com veículos.

#Lavras #ChuvaLavras #DefesaCivilMG #AlertaMeteorologico #MinasGerais #PrevisaoDoTempo  #Meteorologia


error: Content is protected !!
Rolar para cima