O Lavrense


Atiradores do Tiro de Guerra de Lavras visitam a EPCAR


Atiradores do TG 04-031 visitam a EPCAR em Barbacena, explorando instalações militares e participando de atividades cívico-militares
Foto: EPCAR / Divulgação

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) recebeu, na última quarta-feira (10), cerca de 50 jovens do Tiro de Guerra 04-031 (TG 04-031), sediado em Lavras, para uma visita institucional que reforça a formação cívico-militar promovida pelo Exército Brasileiro em parceria com prefeituras municipais.

Conhecendo a rotina militar e a estrutura da EPCAR

Durante a visita, os atiradores do TG 04-031 tiveram a oportunidade de explorar as instalações da EPCAR, incluindo o estádio olímpico, biblioteca, laboratórios e a histórica fachada da escola. A programação começou com um briefing conduzido pela equipe de Comunicação Social da instituição.

Atiradores do TG 04-031 visitam a EPCAR em Barbacena
Foto: EPCAR / Divulgação

Essa foi a segunda visita de um grupo do Tiro de Guerra à EPCAR em 2025. Em agosto, os jovens do TG 04-032, de Conselheiro Lafaiete, também conheceram a escola militar. As visitas fazem parte das atividades pedagógicas dos Tiros de Guerra, com o objetivo de estimular o interesse dos jovens pela carreira nas Forças Armadas.

“É importante porque eles conhecem a rotina dos quartéis, e isso desperta o interesse. Muitos não sabiam como ingressar nas Forças Armadas, e sairão daqui motivados a integrar o Exército, a Aeronáutica ou a Marinha”, destacou o Subtenente Flávio de Almeida Neves, instrutor do TG 04-031.

Experiências que transformam trajetórias

O atirador Álvaro Otávio Pereira, de 19 anos, compartilhou sua experiência:

“Nunca tinha saído de Lavras antes do TG. Já conheci a ESA em Três Corações e agora a EPCAR. O estilo de vida aqui é muito atrativo, e a estrutura esportiva e acadêmica é impressionante.”

A visita foi encerrada com os jovens assistindo ao tradicional Paradão dos Alunos da Nascente do Poder Aéreo, realizado no pátio da escola. Para Lucas Charles Fernandes Sousa, também de 19 anos, a experiência foi marcante:

“Gostei muito da estrutura e achei incrível saber que é uma escola pública. O ambiente transmite responsabilidade e organização.”

A visita do Tiro de Guerra à EPCAR reforça o papel das instituições militares na formação de jovens cidadãos e na promoção de valores como disciplina, patriotismo e responsabilidade social.


error: Content is protected !!
Rolar para cima