O Lavrense


Cabo de energia caiu sobre o carro? Saiba como sair com segurança


Exemplo de risco elétrico: veículo atingido por fiação elétrica partida em via pública.
Foto: Cemig | Divulgação

Com a previsão de chuvas intensas em Minas Gerais, a Cemig alerta: se um cabo de energia romper sobre seu veículo, permaneça no interior do automóvel e não toque na lataria. Acione imediatamente o 116 ou os Bombeiros (193).

Perigo invisível: por que ficar dentro do veículo?

Durante tempestades, o lançamento de objetos contra a rede pode causar o rompimento de cabos. Gabriel Herculano, técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, explica por que você não deve abandonar o veículo se houver um fio de alta tensão sobre o carro:

“Se um fio energizado cair sobre um veículo, a pessoa não deve sair de qualquer forma, pois, ao tocar o solo, pode se tornar o caminho mais fácil da corrente elétrica. Em redes de média tensão, esse choque pode chegar a até 13,8 mil volts”, alerta o técnico.

A orientação é manter a calma. Segundo Herculano, ao notar o cabo partido, “a principal orientação é não se aproximar e não tocar no cabeamento, além de manter outras pessoas afastadas do local”.


Quando sair do carro é inevitável?

A saída antecipada só é permitida em um cenário crítico. Segundo o especialista da Cemig:

“O único cenário em que a saída do veículo é necessária é em caso de incêndio. Ainda assim, o procedimento exige atenção extrema. O contato simultâneo na lataria do automóvel e o chão pode causar choque elétrico fatal ou queimaduras gravíssimas.”


O passo a passo para o salto de emergência:

Para evitar que a corrente elétrica passe pelo corpo quando um fio de alta tensão cai sobre o carro, o técnico detalha a técnica correta de evacuação:

  • O Salto: “A pessoa deve abrir a porta e saltar o mais longe possível, sem tocar ao mesmo tempo no veículo e no solo.”
  • O Afastamento: “Após o salto, a pessoa deve afastar-se do local, o mais distante possível, dando passos curtos, mantendo os pés sempre juntos ao chão.”

Árvores caídas escondem cabos energizados

Não são apenas os fios visíveis que oferecem risco. Árvores derrubadas pelo vento podem ocultar redes elétricas entre os galhos. A orientação é nunca tentar remover a vegetação por conta própria.

“Pode haver um fio partido escondido entre os galhos, ainda energizado, oferecendo risco de choque elétrico de até 13.800 volts”, ressalta Herculano.

Canais de Emergência (24h)

  • Cemig: Telefone 116.
  • Corpo de Bombeiros: Telefone 193.

error: Content is protected !!
Rolar para cima