![]() |
A imunização é fundamental para prevenir a doença. – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil |
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou a prorrogação da campanha de vacinação contra a poliomielite por mais duas semanas, até o dia 30 de junho.
O objetivo é atingir a meta de imunizar 95% do público-alvo, composto por 826.581 crianças menores de 5 anos no estado. A imunização é fundamental para prevenir a doença, que pode causar paralisia infantil.
As crianças com menos de 1 ano de idade devem ser imunizadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário. Elas receberão três doses da vacina inativada contra a poliomielite (VIP), administrada via intramuscular. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber a vacina oral contra a poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com a VIP.
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e os adultos devem levar as crianças com o cartão de vacinação.
Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, destaca a importância da vacinação:
“A vacina é segura e a única forma de prevenção contra a poliomielite. Há mais de 30 anos não temos casos da doença, e isso só foi possível com a vacinação. Não podemos correr o risco de expor nossas crianças a esse vírus novamente.”
O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, e o país foi certificado como livre do poliovírus selvagem em 1994. No entanto, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para reintrodução do vírus, tornando a vacinação crucial.
A cobertura vacinal acumulada é parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI) e está disponível gratuitamente. Pais e responsáveis devem aproveitar a prorrogação da campanha para garantir a proteção de suas crianças contra essa doença grave.
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).