O número de casos de dengue em Lavras chegou a 855 pessoas infectadas com a doença, segundo um novo boletim divulgado nesta segunda-feira(20) pela Secretaria de Saúde do município. As ações tanto de combate ao criadouro do mosquito quanto de cuidados com os pacientes vem sendo intensificadas na cidade.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a pulverização com inseticida por meio de veículo, conhecida como Fumacê, já está sendo realizada em 17 novos bairros da cidade: Jardim Europa; Jardim Glória; Jardim Fabiana; Newton Teixeira; Belisandra; São Vicente; Joaquim Sales; Água Limpa; Novo Água Limpa I e II; Novo Horizonte; Cruzeiro do Sul; Jardim Floresta; Santa Efigênia; Vale do Sol; Vila Rica e Retiro.
Denúncia
Desde o final de fevereiro as reclamações sobre a dengue em Lavras não são mais recebidas pelo setor Dengue, da Vigilância em Saúde. Quem quiser fazer alguma denúncia deve ligar na Ouvidoria Municipal , o telefone é o 156.
Existe mais de um tipo de vírus da dengue?
Sim. São quatro tipos, sendo eles o DENV-I, DENV-II, DENV-III e DENV-IV. Com esses vírus, as pessoas que já foram infectadas podem novamente ficar doentes e desenvolver a forma grave da dengue que, se não for tratada, pode levar à morte.
Uma pessoa que já teve dengue pode pegar novamente?
Sim, isso é possível. Porém, a mesma pessoa nunca fica doente por causa do mesmo tipo de vírus, mas poderá ser contaminada pelas outras três espécies de vírus da dengue.
20/04/15