
Se você descobriu que está com o título de eleitor cancelado, não precisa entrar em pânico. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza canais digitais e presenciais para que todo cidadão possa retomar seus direitos políticos de forma ágil. No entanto, o relógio está correndo: como estamos em ano eleitoral, o prazo final para regularizar título de eleitor cancelado termina no dia 6 de maio.
Após essa data, o cadastro eleitoral entra em período de “fechamento” para a organização do pleito, e quem não se regularizar ficará impedido de votar, além de enfrentar outras restrições burocráticas no dia a dia.
Por que um título é cancelado?
O cancelamento ocorre, geralmente, quando o eleitor deixa de votar e não justifica a ausência por três eleições consecutivas. Outros motivos incluem a ausência em revisões do eleitorado no município ou pendências com multas eleitorais.
Importante: Maiores de 70 anos, jovens de 16 e 17 anos e pessoas com deficiência que dificultem o voto possuem regras diferenciadas de obrigatoriedade e, em muitos casos, não sofrem essas sanções.
Passo a passo: Como regularizar sua situação
A Justiça Eleitoral modernizou seus processos para que você resolva tudo sem filas. Confira os caminhos:
1. Consulta de Situação Eleitoral
Antes de mais nada, verifique seu status no portal do TSE através do “Autoatendimento Eleitoral” ou pelo aplicativo e-Título (disponível apenas para quem está com o título regular). Você também pode ligar para o cartório da sua região.
2. Regularização Online (Sem sair de casa)
Se a sua biometria já estiver cadastrada, o processo é 100% digital:
- Acesse o site do TSE e clique em “Autoatendimento Eleitoral”.
- Selecione a opção “Título Eleitoral” e depois “Regularize seu título eleitoral cancelado”.
- Preencha o formulário, envie fotos dos documentos solicitados e anexe o comprovante de pagamento de eventuais multas.
- Guarde o número do protocolo para acompanhar o pedido.
3. Atendimento Presencial
O comparecimento ao cartório é obrigatório para quem precisa registrar a biometria pela primeira vez ou para quem coletou os dados há mais de 10 anos. Nestes casos, leve um documento original com foto e um comprovante de residência atualizado.
Os riscos de manter o título irregular
Estar em dia com a Justiça Eleitoral vai muito além do dia da votação. O título é um documento base para diversas atividades civis. Quem está com o documento cancelado fica impedido de:
- Obter ou renovar passaporte e RG;
- Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse em cargos;
- Fazer matrícula em universidades públicas;
- Receber salários de funções públicas;
- Obter empréstimos em bancos estatais.
Dica de Segurança: A regularização é um serviço gratuito (salvo o valor de multas por ausência). Nunca realize pagamentos de taxas em sites de terceiros. Use apenas os canais oficiais do TSE ou Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
O Cartório Eleitoral de Lavras fica localizado na avenida Ernesto Mattioli, 1.171 – Bairro Jardim Magnólia.



