Defensoria Pública promove ações em Lavras durante mês da mulher

defensoria-publica-promove-acoes-em-lavras-durante-mes-da-mulher
Ação na praça central de Lavras para informar a população – Foto: DPMG / Divulgação

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), através de sua unidade em Lavras, participou de uma série de atividades em alusão ao mês da mulher, realizadas em parceria com outras instituições nos dias 13 e 16 de março.

As ações tiveram como foco a conscientização sobre a violência de gênero e o empoderamento feminino.

No dia 13 de março, quinta-feira, a defensora pública Tífanie Avellar Carvalho, acompanhada de representantes da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Centro Integrado da Mulher (CIM), realizou uma palestra na Escola Estadual Azarias Ribeiro.

O tema abordado foi “Mês da Mulher e Prevenção à Violência Contra as Mulheres: um bate-papo com os alunos”, visando engajar os jovens no debate sobre prevenção à violência contra as mulheres.

Já no domingo, dia 16, a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Lavras, da qual a DPMG é integrante, organizou uma ação na praça central da cidade.

O evento teve como objetivo conscientizar a população acerca da desigualdade de gênero.

A defensora pública Tífanie Avellar Carvalho, a assessora Marina Alves Normando e outros membros das instituições participantes da Rede marcaram presença na ação, que também contou com a participação da prefeita de Lavras, Jussara Menicucci. Durante o evento, a prefeita destacou os desafios enfrentados pelas mulheres no cenário político.

 

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Lavras

As iniciativas estão alinhadas com a Lei Municipal 4.876/2024, que criou a Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar em Lavras.

Entre as ações previstas estão campanhas educativas de prevenção à violência doméstica e a divulgação da Lei Maria da Penha e legislações relacionadas.

A Rede, resultado de mais de dois anos de pesquisa conduzida pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), nasceu para unir esforços contra a violência doméstica na cidade.

Desde 2023, a DPMG, juntamente com a UFLA e o Centro Integrado das Mulheres (CIM), tem sido uma parte ativa na construção deste projeto.

Essas ações refletem o compromisso da Defensoria Pública em defender os direitos das mulheres e promover a igualdade de gênero.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Rolar para cima