Cinco detentos do Presídio Estadual de Lavras receberam os Sacramentos do Batismo, da Crisma e da 1ª Comunhão, através da celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, e concelebrada pelos padres Elígio e Carlinhos, pároco e vigário paroquial da Matriz de Sant’Ana.
Detentos de Lavras receberam os sacramentos do batismo, crisma e comunhão |
A parte musical da celebração, realizada às 9h da manhã do último dia 02, contou com a participação das paroquianas Grace e Nelli, responsáveis pelas músicas da missa, como também, de vários agentes da penitenciária e outros detentos católicos que celebraram a Santa Eucaristia. Também se fizeram presentes os agentes da Pastoral Carcerária da comunidade paroquial de Sant’Ana.
Nesta celebração, foram crismados 5 detentos, sendo que um deles, recebeu também o Sacramento do Batismo e da 1ª Comunhão, já que não possuía nenhum desses Sacramentos da iniciação cristã. Os outros 4 detentos receberam a Crisma e a 1ª Comunhão. Todos passaram por uma preparação no período de 5 meses, orientada pelas catequistas Jamal Haddad Spiller e a Dionice Maria Oliveira Botelho.
A catequese acontecia regularmente todas as quintas-feiras, das 14h30min às 16h. Jamal e Dionice também fazem parte da Pastoral Carcerária da Paróquia Sant’Ana. Segundo a catequista Jamal, a celebração foi um coroamento de todo um trabalho maravilhoso realizado com os detentos que sempre demonstraram interesse, perseverança e muito amor a Jesus Cristo. Já Dionice, relata que é notória a sede de Deus demonstrada pelos detentos.
Para Talestre, coordenadora da Pastoral Carcerária, o trabalho é gratificante. “Este trabalho é frutuoso e levamos esperanças e o amor de Jesus àqueles que necessitam de carinho e de misericórdia para voltarem ao convívio social de maneira positiva e segura”.
A presença do Dom Célio nesta celebração demonstrou o seu verdadeiro coração de pastor que vai ao encontro das ovelhas perdidas para levar esperança, paz e cura interior. A celebração foi repleta de emoção e profunda espiritualidade, contagiando a todos que se fizeram presentes.
08/03/12
Fonte: Diocese de São João del-Rei