O Lavrense


Lavras ganha Laboratório de Geoprocessamento para o Agronegócio

Luiza Castro, diretora-geral do IMA, assina termo de parceria para novo laboratório de geoprocessamento em Lavras
Foto: Acervo IMA

O agronegócio mineiro deu um grande passo rumo à modernização com a inauguração, nesta terça-feira (29/7), do Laboratório de Geoprocessamento, Ciência de Dados e Inteligência Artificial (Gedai).

Fruto de uma parceria inédita entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o novo espaço é um marco para a defesa sanitária animal, vegetal e agroindustrial no estado.

A cerimônia de entrega contou com a presença de Thales Fernandes, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Luiza Castro, diretora-geral do IMA; e Jackson Antônio Barbosa, vice-reitor da UFLA.

A parceria, firmada em junho de 2024, representa um investimento de mais de R$ 24 milhões e visa integrar tecnologias de ponta para aprimorar os serviços oferecidos aos produtores rurais e garantir a qualidade dos alimentos.

Tecnologia a Serviço do Produtor e do Consumidor

Localizado no Departamento de Computação Aplicada da UFLA, o laboratório de geoprocessamento focará em pesquisa e inovação para atender às demandas do setor. Uma das principais inovações é a criação da plataforma GeoSidagro, que substituirá o sistema atual para otimizar a gestão territorial e a rastreabilidade.

A plataforma beneficiará toda a cadeia produtiva, desde produtores e transportadores até agroindústrias e servidores do IMA, garantindo maior agilidade e transparência nos processos.

Luiza de Castro, diretora-geral do IMA, destacou a importância da iniciativa:

“É uma parceria tecnológica inédita no Brasil. Desenvolvemos ferramentas para melhorar nossa capacidade de rastreio e fiscalização, ao mesmo tempo em que facilitamos a vida do produtor rural e garantimos a qualidade do alimento na mesa do mineiro”.

Mais Agilidade e Exportações Potencializadas

O uso de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) no Gedai permitirá a emissão de documentos sanitários em tempo real e consultas de extratos de propriedades de forma instantânea. Além disso, a IA ajudará na fiscalização, priorizando a inspeção de risco e, consequentemente, economizando o tempo valioso dos produtores.

Segundo o secretário Thales Fernandes, o laboratório será fundamental para dar mais agilidade aos trabalhos e fortalecer o agronegócio de Minas Gerais.

“Essa inovação vai potencializar as exportações de proteína animal, não apenas de carne bovina, mas também de suínos, aves, peixe, ovos e mel”, afirmou.

Apoio à Agricultura Familiar e Pequenas Agroindústrias

Em um termo de cooperação técnica, o IMA e a UFLA também se comprometeram a fomentar as agroindústrias de pequeno porte. O plano inclui a construção de um novo laboratório focado em desenvolvimento de pequenos projetos, com o objetivo de oferecer treinamentos e capacitações para produtores, agregando valor aos produtos de origem animal e vegetal. A iniciativa prevê ainda a construção de um laticínio-escola e um frigorífico-escola para levar conhecimento e tecnologia aos municípios e agricultores familiares.

Sobre o IMA

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é uma autarquia, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsável por executar políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal em Minas Gerais.

Criado em 7 de janeiro de 1992, com sede em Belo Horizonte e jurisdição em todo o estado, o IMA atua de forma decisiva na inspeção de produtos de origem animal, certificação de produtos agropecuários e educação sanitária. Suas atividades, que também incluem o apoio à agroindústria familiar, têm como foco a preservação do meio ambiente e da saúde pública, sempre em conformidade com as diretrizes governamentais para o setor.

#Gedai #AgronegócioMG #DefesaAgropecuaria #Geoprocessamento #InteligenciaArtificial #TecnologiaNoCampo

 



error: Content is protected !!
Rolar para cima