
A Marinha do Brasil divulgou, nesta quinta-feira (27), o edital para o concurso do Colégio Naval.
São oferecidas 153 vagas para o Curso de Preparação de Aspirantes em 2026, com remuneração mensal de R$ 1.398,30.
Entre os requisitos, candidatos devem ter nacionalidade brasileira, estar entre 15 e 17 anos completos até 30 de junho de 2026, ter concluído ou estar em vias de finalizar o 9º ano do ensino fundamental e não podem ser casados, ter constituído união estável ou filhos.
As vagas estão distribuídas por gênero: 113 são destinadas ao público masculino na ampla concorrência e outras 28 reservadas para candidatos negros.
Para o público feminino, são ofertadas dez vagas na ampla concorrência e duas para candidatas negras. O concurso da Marinha do Brasil também requer estatura mínima de 1,54 m e máxima de 1,95 m.
Inscrições e isenções
As inscrições começam no dia 31 de março e seguem até 29 de abril de 2025, exclusivamente pelo portal da Marinha.
A taxa de inscrição é de R$ 100, com possibilidade de isenção para candidatos de famílias inscritas no CadÚnico ou doadores de medula óssea, mediante solicitação entre os dias 31 de março e 7 de abril.
Etapas do concurso da Marinha do Brasil
Os inscritos passarão por duas provas escritas objetivas (PO). A primeira, prevista para 26 de julho, abordará Matemática e Inglês; a segunda, marcada para o dia seguinte, cobrirá Português, Ciências e Estudos Sociais, além da redação dissertativa-argumentativa.
Para candidatos aprovados, haverá inspeção de saúde, avaliação psicológica, teste de aptidão física e verificação de documentos, além de um procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).
As provas serão realizadas em diversas cidades, incluindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.