O Lavrense


Minas ultrapassa 100 mil transferências digitais de veículos


Estado lidera inovação no Brasil com serviço que agiliza processos, reduz burocracia e promove sustentabilidade

Imagem ilustrativa de um motorista utilizando o MG App para realizar a transferência digital de veículo em Minas
Carteira de Habilitação Digital -Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Minas Gerais acaba de atingir uma marca histórica: mais de 100 mil transferências digitais de veículos foram realizadas desde a implementação do serviço em novembro de 2024. A iniciativa, pioneira no Brasil, foi desenvolvida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) em parceria com a Prodemge, e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).

A transferência digital de veículos em Minas Gerais permite que comprador e vendedor formalizem a transação diretamente pelo MG App ou pelo Portal Cidadão, com registro instantâneo nas bases estaduais. Após a vistoria obrigatória, o novo documento é emitido em minutos, sem necessidade de deslocamento a unidades físicas.

Agilidade, segurança e menos burocracia

Entre os principais benefícios do serviço estão:

  • Assinatura digital do contrato de compra e venda, sem necessidade de reconhecimento de firma em cartório.
  • Verificação automática da documentação, aumentando a segurança.
  • Eliminação de filas e espera em unidades de atendimento.
  • Acompanhamento em tempo real de todas as etapas da transferência.

Segundo Lucas Vilas Boas, chefe de Trânsito de Minas Gerais,

“a marca de 100 mil transferências digitais demonstra o diferencial do serviço mineiro, pautado na simplicidade e na segurança, sempre com foco principal no cidadão”.

Satisfação dos usuários e impacto ambiental

Uma pesquisa de satisfação realizada neste mês revelou nota média de 4,7 (em escala de 0 a 5), com 92,66% de avaliações positivas. Usuários destacaram a agilidade e a facilidade do processo de transferência digital de veículos em Minas , classificando-o como “sem burocracia” e “muito bom e ágil”.

Além da comodidade, os impactos ambientais são expressivos:

  • 800 mil folhas de papel deixaram de ser impressas.
  • 200 mil atendimentos presenciais foram substituídos por digitais.
  • Mais de 2 milhões de quilômetros em deslocamentos foram evitados.
  • R$ 1,1 milhão economizado em combustível.
  • Redução de cerca de 400 toneladas de emissão de CO₂.

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