Em menos de três meses, o prefeito de Lavras, Marcos Cherem (PSD) e seu vice, Aristides Silva Filho, tiveram novamente seus mandatos cassados e os direitos políticos suspensos por oito anos. A sentença foi proferida nessa terça-feira (11), e o prefeito informou que recorrerá ao Tribunal de Justiça do Estado. Na mesma sentença, o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Marcos Possato, também teve seu mandato cassado.
Como na primeira condenação, Cherem, Tide e Possatos permanecerão nos cargos até o julgamento final da questão, por decisão do juiz da 160ª Zona Eleitoral da cidade, Rodrigo Melo Oliveira. Ele estabeleceu que o prefeito e o vice tenham os votos declarados nulos e percam os mandatos, na prática, caso sua sentença seja mantida em última instância, sem possibilidade de contestação –o que não tem data para ocorrer.
Na primeira ação em que Cherem e Tide foram derrotados, também em primeira instância, o mesmo juiz considerou procedente a denúncia de abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral do ano passado.
O prefeito Marcos Cherem divulgou, por meio de seu perfil no Facebook, uma nota onde comentou o novo revés sofrido na justiça eleitoral.
Leia abaixo, a manifestação do prefeito sobre o assunto:
“Novamente sou surpreendido pela sentença do juiz eleitoral de primeira instância de Lavras, que decidiu pela cassação de meu mandato legitimamente delegado pela população.
Desta vez o motivo alegado foi o fato de que uma das irmãs do vereador Marcos Possato curtiu e comentou, no Facebook, uma postagem que falava das ligações do então candidato do PSDB com o “Mensalão Mineiro”, conforme divulgado em agosto de 2012 pela Revista Carta Capital.
Deixo claro que não divulguei, curti ou compartilhei tal postagem em nenhum momento durante o período eleitoral.
Causa-me assombro tal decisão e deixo claro que recorrerei às instâncias superiores para corrigir mais essa situação, o que, tenho certeza, ocorrerá.
Vamos rever o fato: a irmã de um candidato a vereador curte e compartilha uma postagem no período eleitoral e por isso tem seus direitos políticos cassados, além de ocorrer a perda de mandato do próprio irmão e também do prefeito eleito que nem acessou tal postagem!
Permanecerei trabalhando por Lavras, como tenho feito desde janeiro de 2013 e continuarei fazendo até dezembro de 2016, sem esmorecer um segundo sequer.”
12/06/13 – O Lavrense