Três automóveis estavam abandonados há quase um ano na Rua Prof. Dalice Dile, no Jardim das Magnólias, zona sul de Lavras, foram removidos nesta terça-feira (05), pela prefeitura. Os veículos, WV Kombi, estavam em estado precário de conservação, sem motor, sem a maior parte dos vidros, com restos de pneus, abertos e tomados por lixo e sujeira, o que gerava um clima de insegurança entre os moradores devido ao perigo à saúde pública, servindo de foco de proliferação do Aedes aegypti, local para o consumo de drogas e mesmo de abrigo para marginais.
Após queixas de moradores, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente localizaram o proprietário dos três veículos abandonados e o notificaram para que os veículos fossem retirados num prazo de dez dias. Como isso não aconteceu, com base no Código de Posturas do Município e no Decreto 8497, as carcaças foram removidas da via pública
Para o prefeito Marcos Cherem (PSD), o caso serve como exemplo de desrespeito aos cidadãos que almejam viver em uma cidade limpa e segura. “O direito de um não pode sobrepujar o direito de todos, onde as leis vigentes norteiam as ações tanto por parte da comunidade quanto do Poder Público”.
Uma carroceria de caminhão basculante, abandonada na mesma rua, é o próximo alvo da ação dos fiscais da prefeitura. A carroceria pertence ao dono de uma empresa de transporte desativada que existia no local, também é alvo de fiscalização, oferecendo riscos à saúde da população por ser foco em potencial do mosquito transmissor da dengue, de ratos e outras pragas, além de prejudicar a mobilidade na via pública.
06/08/14