Na última sexta-feira, 27 de junho de 2025, mais de 50 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Itália Cautiero Franco (Caic), em Lavras, realizaram uma visita à Universidade Federal de Lavras (UFLA). A iniciativa faz parte do Projeto Amanhã, uma colaboração entre a instituição e a Secretaria Municipal de Educação de Lavras (SME/Lavras), que busca aproximar esses jovens do ensino superior e da vivência acadêmica.
Imersão no Ambiente Universitário
O Projeto Amanhã prevê que, ao longo de 2025, alunos de 12 escolas municipais de Lavras visitem a UFLA. Cada grupo terá a chance de conhecer uma Unidade Acadêmica (UA) e seus cursos de graduação. Nesta primeira visita, os estudantes exploraram a Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV/UFLA), onde conheceram locais como o Setor de Suinocultura e o Hospital Veterinário.
A professora Ana Paula Peconick, diretora da FZMV, destacou a importância da ação: “É sempre muito gratificante quando temos a oportunidade de servir tão diretamente a sociedade”. Ela também ressaltou como o Projeto Amanhã UFLA Lavras pode motivar os alunos em uma fase crucial.
“No 9º ano, nós abordamos os alunos em um momento em que eles ainda podem ser motivados, já que eles têm o ensino médio todo pela frente. Então, eles vão entrar com gás, vão vir fazer o Processo de Avaliação Seriada (PAS), vão caprichar muito mais, e as chances de eles conseguirem ingressar no ensino superior são muito mais reais.”
Novas Perspectivas para o Futuro
Idealizado pela Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape/UFLA), o projeto contou com o apoio de estudantes e docentes da universidade, além dos professores da rede municipal que acompanharam os alunos.
Kelly Cristina Abreu dos Santos Silva, professora do 9º ano do Caic, comentou o impacto da visita:
“Alguns estudantes nem sequer conheciam a UFLA, e hoje eles puderam vê-la de perto. Eles estavam muito empolgados com a visita. Foi uma ação importante para abrir os olhos deles, para que percebam que podem escolher o que querem para o futuro.”
Após a visita à FZMV, os alunos fizeram um passeio de ônibus por todo o campus de Lavras e encerraram a manhã com um almoço no Restaurante Universitário. Dafyne Trindade Francisco, estudante do Caic que sonha em cursar Zootecnia, aprovou a iniciativa: “A visita vai me ajudar bastante. Eu anotei várias coisas que o pessoal falou e eu vou estudar para daqui uns anos me formar aqui na UFLA.”
UFLA de Portas Abertas
Segundo Rossano Wagner de Lima Botelho, pró-reitor de Apoio à Permanência Estudantil, a ideia é proporcionar “um dia de universitário” aos alunos do 9º ano.
“Nós queremos eles aqui e temos condições de contribuir para a permanência deles durante todo o curso. Por meio da educação nós podemos promover a melhoria das condições de vida no nosso País e a mobilidade social. A UFLA pertence a vocês e nós estamos de portas abertas.”