Servidores do Judiciário Federal de Lavras (Justiça Eleitoral, Justiça Federal e Justiça do Trabalho) promoveram um ato público na tarde desta terça-feira (30) em frente ao prédio da Justiça Eleitoral. A manifestação foi em apoio ao movimento grevista pela aprovação do PLC 28/2015, que recompõe a remuneração salarial da categoria ante as perdas inflacionárias ocorridas desde 2006.
No ato foram distribuídos panfletos à população, e afixadas faixas na frente do tribunal. Os servidores se muniram de narizes de palhaço, e apitos para mostrar sua indignação e prestar esclarecimentos para a sociedade sobre os motivos da greve.
Além de exigir a aprovação do PLC 28/15, os servidores protestaram contra todas as formas de corrupção, e partiram em marcha em direção a sede da Vara do Trabalho de Lavras, onde fizeram suas últimas manifestações.
Veja o vídeo da manifestação:
Senado aprova criação de plano de carreira de servidores do Judiciário
O Senado aprovou na noite desta terça-feira (30/6) o PLC 28/2015, que cria o plano de carreira dos servidores do Poder Judiciário da União, atendendo à demanda dos funcionários da Justiça Federal de aumento salarial de acordo com as perdas inflacionárias dos últimos sete anos. Com a aprovação, o texto segue à sanção da Presidência da República.
A proposta de criação de um plano de carreira é motivo de protestos da categoria desde o ano passado. Os servidores reclamam estar há nove anos sem reposição de seus salários em relação à inflação, o que levou seus vencimentos a uma defasagem de 50% em relação à alta de preços.
Pelo que foi aprovado nesta quarta no Senado, os reajustes variam de 53% a 78,56% e serão implantados entre julho deste ano e dezembro de 2017, em parcelas iguais. Em média, o aumento será de 56,49%.
01/07/15