Foram entregues em Lavras nesta semana, as 36 vigas de concreto que irão compor a parte superior da estrutura na obra de duplicação do túnel da zona norte da cidade. As peças foram confeccionadas dentro das especificações do projeto pelo Grupo Pádua, de Contagem, empresa especializada em estruturas em concreto de alta resistência.
Segundo o engenheiro da ECP Engenharia, responsável pela obra, Daivdson Álvares, os trabalhos seguem dentro do planejamento com a chegada dessas peças estruturais fundamentais que irão compor a nova passagem, dentro da logística traçada com a própria FCA. “Após a chegada de todas as partes da estrutura, a colocação das pranchas, o encabeçamento das vigas e o capeamento da laje, passaremos efetivamente para a escavação do novo túnel”, explicou Álvares.
Seguindo o cronograma da obra de duplicação, já foram realizadas as medições topográficas e a supressão das árvores no local onde será aberta a nova passagem para os veículos. Também já foram descarregadas no canteiro de obras, na antiga estação ferroviária, as pranchas laterais do túnel, feitas em aço e importadas da Bélgica.
A duplicação do túnel é uma antiga reivindicação antiga da população lavrense e, segundo a prefeitura, deve beneficiar diretamente mais de 20 mil pessoas dos diversos bairros da zona norte da cidade.
A obra está orçada em R$ 1,8 milhão, sendo que 40% dos recursos são próprios do município e o restante foi assegurado por emendas do Deputado Federal Domingos Sávio e Deputado Estadual Fábio Cherem, além da SETOP, tem um prazo de 180 dias para a conclusão.
20/03/14