A Copasa informou que atualizou o Plano de Manobras em vigor na cidade de Lavras, com o intuito de intuito de mitigar os impactos causados pelas oscilações no abastecimento no município, em razão do longo período de estiagem e que tem reduzido a vazão dos mananciais, especialmente dos córregos Água Limpa e Santa Cruz, utilizados para a captação de água.
O plano divide a cidade em setores, assegurando que todas as regiões sejam abastecidas, mesmo que de forma alternada. Para garantir a eficiência desta operação, a Copasa realiza um monitoramento contínuo e, caso seja identificada alguma área com dificuldades de abastecimento, equipes técnicas são acionadas para solucionar o problema de forma ágil.
A empresa também mantém uma frota de caminhões-pipa disponíveis na cidade reforçando o abastecimento, principalmente para clientes prioritários, como escolas, hospitais, creches, asilos, entre outros. Esses veículos ainda estão sendo utilizados para reforçar os reservatórios da Companhia em diversos pontos de Lavras, permitindo a distribuição de água pelas tubulações aos bairros da cidade.
Confira aqui o Plano de Manobras atualizado
Consumo Consciente
Somadas às ações realizadas pela empresa, para que o sistema de distribuição de água aconteça até a chegada do período chuvoso, a Copasa faz um chamado à população para adotar medidas que evitem o desperdício de água. Atitudes simples podem fazer uma grande diferença, como por exemplo:
- Ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, mantenha a torneira fechada;
- Abra a torneira apenas na hora de enxaguar;
- Use o balde no lugar da mangueira para lavar o carro e vassoura para limpar a calçada;
- Junte a roupa suja e lave somente duas vezes por semana;
E preste atenção na tubulação do seu imóvel. Vazamentos desperdiçam muita água!
Relacionamento com o Cliente
A Copasa orienta ainda que os clientes que estiverem com algum problema relacionado ao abastecimento de água em Lavras ou necessitarem de mais informações sobre o serviço, que entrem em contato diretamente com a empresa, informando o endereço completo, para que as equipes técnicas possam avaliar a situação pontualmente e adotar todas as medidas necessárias o mais breve possível.
Eles podem contar com o atendimento facilitado e gratuito da Copasa por meio dos canais de relacionamento. São eles:
- Agência Virtual no site www.copasa.com.br;
- Aplicativo Copasa Digital;
- Webchat no site;
- WhatsApp (31) 99770 7000 (funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h);
- Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, disponível 24 horas.