
Na manhã desta terça-feira (29/4), o Governo de Minas Gerais inaugurou a Casa de Semiliberdade de Lavras, uma nova unidade destinada a acolher jovens envolvidos em atos infracionais.
O espaço, cuja adequação e estruturação demandaram um investimento de R$ 423 mil, tem capacidade para receber até 20 adolescentes do sexo masculino.
De acordo com informações divulgadas pelo governo estadual, a nova instalação conta com quatro quartos, sala de informática e de estudos, biblioteca, núcleo de práticas restaurativas e um espaço multiuso.
A administração da unidade ficará a cargo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase).
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, enfatizou o papel crucial da Casa de Semiliberdade na recuperação dos jovens, ressaltando a importância da proximidade familiar durante o cumprimento da medida socioeducativa.
“Isso reafirma o compromisso do Governo de Minas em oferecer um atendimento mais digno e humanizado aos adolescentes, buscando oferecer todo o apoio necessário para sua ressocialização”, destacou Greco.
A semiliberdade, conforme detalhado na nota oficial, é uma medida socioeducativa que proporciona acompanhamento e orientação por uma equipe multidisciplinar, permitindo que o adolescente frequente a escola e mantenha a convivência familiar e comunitária.
A medida pode ser aplicada desde o início do processo ou como uma transição para o meio aberto.
Atualmente, Minas Gerais conta com 16 Casas de Semiliberdade, implementadas em parceria com a Organização Social PEMSE (Organização Social Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas).
A nova unidade em Lavras representa um reforço na rede de atendimento socioeducativo do estado.