
No dia 9 de abril, representantes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (FCS/UFLA) receberam profissionais do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Lavras para oficializar um novo convênio.
A parceria viabiliza que estudantes do curso de Medicina da UFLA realizem seus estágios práticos — o internato médico — na Santa Casa.
Para o diretor da FCS/UFLA, professor Luiz Henrique Rezende Maciel, essa colaboração reforça o compromisso das duas instituições com a comunidade.
“A Santa Casa é uma instituição de extrema relevância na cidade de Lavras e que tem um objetivo muito parecido com o da UFLA. Afinal, ambas almejam cuidar das pessoas e devolver à sociedade o melhor que temos a oferecer. Este é um momento de celebração e de projeção das conquistas que alcançaremos juntos com o passar do tempo”, afirmou.
O provedor da Santa Casa, Dr. Eduardo Rezende Cappelle, também destacou os benefícios da parceria para a formação dos futuros médicos.
“Fiquei muito satisfeito por termos conseguido alinhar a parceria. Espero que ela seja benéfica tanto para a UFLA quanto para a Santa Casa e, principalmente, para os estudantes do curso de Medicina. Faço um agradecimento especial a todos os diretores do nosso hospital, bem como a todos os profissionais da Universidade que se empenharam integralmente para que esse contato se concretizasse”, ressaltou.
Benefícios para os estudantes de medicina
A nova parceria permitirá que os estudantes atuem na Santa Casa nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Geral, garantindo uma formação mais próxima da realidade hospitalar.
Segundo a coordenadora geral do internato médico da UFLA, professora Isabela Bauti, essa mudança representa um avanço.
“Antes do convênio com a Santa Casa, os estudantes precisavam se deslocar para hospitais de diferentes cidades para realizar o internato nessas áreas. Todas essas parcerias foram muito boas e necessárias para todos nós, que somos muito gratos. Agora, com a Santa Casa credenciada, conseguimos manter os nossos alunos aqui em Lavras e sob a supervisão de professores da UFLA, que agora também atuam como preceptores.”
O diretor do Departamento de Medicina (DME/FCS/UFLA), professor Vitor Luís Tenório Mati, reforçou que a presença dos docentes no hospital permite uma melhor supervisão dos estudantes durante o internato.
Parte dos nossos docentes atuam como médicos na Santa Casa.Esses docentes-clínicos podem, agora, ser o que chamamos de preceptores e orientar e supervisionar os estudantes. Por ser o momento de uma vivência bem próxima do serviço médico, o internato é uma das partes mais importantes do curso. Do ponto de vista didático-pedagógico, essa parceria com a Santa Casa é muito benéfica para todos.”
Além da experiência na Santa Casa, os estudantes continuam a ter contato com outras unidades de saúde, como Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Recentemente, também foi estabelecida uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul), permitindo que quatro estudantes de Medicina iniciem atividades no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sob supervisão do professor Flávio Figueiredo.
A cerimônia de oficialização do convênio ocorreu no anfiteatro da FCS/UFLA, reunindo representantes das instituições e reforçando o compromisso de ambas com a formação qualificada dos futuros médicos.
Fonte: UFLA