Gestores municipais e especialistas se reúnem em evento virtual para debater a inovação e a modernização dos serviços públicos na região.

A modernização e o aumento da eficiência nas administrações municipais da região do Campo das Vertentes serão os tópicos centrais do Webinar das Cidades Digitais. O evento online ocorre na próxima terça-feira, 22 de setembro, às 10h, reunindo prefeitos e secretários para a troca de conhecimentos e estratégias focadas na digitalização da gestão pública.
Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), o encontro terá transmissão ao vivo pela TVRCD. A programação conta com a presença de lideranças locais, como os prefeitos Jussara Menicucci (Lavras), Francisco Reginaldo (Andrelândia) e Aurélio Suenes (São João Del-Rei). Também participam o secretário de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo e Inovação de Lavras, Rodolfo Rosa Alvarenga, e o secretário de Planejamento de Barbacena, Rodrigo Carvalho. Os representantes compartilharão casos práticos, desafios e soluções para aprimorar os serviços entregues aos cidadãos.
A participação no evento é gratuita, mediante inscrição prévia pelo site https://www.sympla.com.br/rcd.
Apoio estadual e programas de inovação
O painel contará ainda com a contribuição de Christopher Simon Moreira, Diretor de Inovação Aberta e Empreendedorismo Tecnológico do Estado de Minas Gerais. O representante apresentará o programa Cidades do Futuro, voltado a auxiliar os municípios no processo de transição para modelos urbanos mais inteligentes. A proposta articula o poder público, as prefeituras e a iniciativa privada por meio da inovação aberta, aproximando os municípios de tecnologias para automação, integração de dados e digitalização.
“
O Programa estrutura um ambiente normativo que viabiliza a inovação, reduz barreiras burocráticas e cria condições para contratação e experimentação de tecnologias de forma mais ágil e segur .
— destaca o diretor.
Trajetória e alcance nacional
Desde 2020, os webinars promovidos pela RCD reúnem gestores públicos de todo o Brasil para debater o avanço tecnológico na administração municipal. Ao longo dos anos, a iniciativa já alcançou mais de 3 mil prefeituras, consolidando-se como uma plataforma de referência para a difusão de boas práticas.
O fórum destaca a relevância do diálogo intermunicipal, possibilitando que os administradores conheçam soluções aplicadas com sucesso em outras localidades e avaliem sua adaptação às demandas regionais. Conteúdos e acervos sobre o tema podem ser consultados no canal da instituição no YouTube (http://youtube.com.br/redecidadedigital).

Serviço
-
Evento: Webinar das Cidades Digitais do Campo das Vertentes
-
Data: 22 de setembro de 2026
-
Horário: 10h (Horário de Brasília)



