Os segurados não precisam realizar nenhum procedimento para receber a devolução
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta sexta-feira (23) que iniciará a devolução dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas a partir da próxima segunda-feira (26).
Ao todo, cerca de R$ 292 milhões serão reembolsados.
Os descontos, referentes a cobranças de entidades associativas, foram suspensos pelo INSS no final de abril. No entanto, como a folha de pagamento já estava fechada, os valores foram debitados nos benefícios pagos entre 24 de abril e 8 de maio.
O órgão esclareceu que não repassou os montantes às associações e que agora fará a devolução junto com o pagamento regular dos benefícios.
Calendário de pagamento do INSS
A restituição seguirá o cronograma habitual do INSS, que é baseado no último dígito do Número de Benefício.
Para aqueles que recebem até um salário mínimo, os pagamentos serão realizados de 26 de maio a 6 de junho, enquanto para beneficiários que recebem acima desse valor, o calendário começa em 2 de junho e se estende conforme o número final do benefício.
Caso aposentados e pensionistas desejem verificar descontos referentes a meses anteriores, é possível consultar o aplicativo Meu INSS ou entrar em contato pelo telefone 135. O órgão reforçou que os segurados não precisam tomar nenhuma ação para receber o reembolso.