O Lavrense


Laboratório da UFLA amplia testes de Gripe e VSR no SUS

Fachada moderna do Laboratório de Diagnóstico Molecular (LabMol) da UFLA em Lavras, Minas Gerais
Laboratório da Ufla amplia testagens pelo SUS, em Lavras — Foto: Universidade Federal de Lavras/Divulgação

O Laboratório de Diagnóstico Molecular da Universidade Federal de Lavras (LabMol/Ufla) deu um passo importante para a saúde pública da macrorregião de Varginha.

A unidade, que já é um pilar no diagnóstico de doenças transmitidas por mosquitos, agora é a única a oferecer testes gripe VSR SUS por RT-PCR para a detecção dos vírus Influenza A (incluindo o subtipo H1N1), Influenza B e Vírus Sincicial Respiratório (VSR) via Sistema Único de Saúde.

A expansão da capacidade diagnóstica do LabMol da Ufla chega em um momento oportuno.

Dados recentes da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais apontam para um aumento expressivo de casos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), especialmente entre crianças, idosos e outros grupos de risco no Sul de Minas.

Em 13 de junho de 2025, o Painel de Vigilância SRAG registrou 632 hospitalizações e 36 óbitos na região, com uma letalidade de 5,7%. Cidades como Alfenas, Poços de Caldas e Três Corações já sentem o impacto, com superlotação hospitalar e a necessidade de ampliação de leitos.

Agilidade no diagnóstico e atendimento regional

O coordenador do LabMol, Bruno Borges, explica o fluxo de trabalho que garante a agilidade no processo:

“Os municípios se organizam para enviar as amostras de pacientes, que são recolhidas pelos médicos nas unidades básicas de saúde.” Ao chegarem ao laboratório, as amostras são separadas, identificadas e o material genético é extraído.

“A gente extrai o material genético dessa amostra e depois amplifica para ver se tem um material genético do vírus. Se aparecer o material genético do vírus, é uma amostra positiva, então a gente solta o laudo com uma amostra positiva e isso já é comunicado para a secretaria estadual de saúde, para a regional de Varginha e para a secretaria dos municípios”, detalha Borges.

Essa comunicação rápida é fundamental para o controle epidemiológico e a tomada de decisões em saúde pública.

De centro COVID a pilar da saúde pública mineira

Funcionando desde outubro de 2020, o LabMol/Ufla foi inicialmente estruturado para auxiliar a microrregião de Lavras durante a pandemia de Covid-19.

Após o período pandêmico, o laboratório consolidou sua importância, tornando-se um centro colaborador do estado. Atualmente, o LabMol integra a Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública de Minas Gerais, oferecendo também exames para detecção de dengue, zika e chikungunya.

Cerca de 50 municípios mineiros são atendidos diariamente pelo LabMol, que recebe amostras enviadas pelas secretarias municipais de saúde, reforçando seu papel estratégico na vigilância epidemiológica do estado.

Com a adição dos testes gripe VSR SUS, a unidade amplia ainda mais sua contribuição para a saúde da população.

 



error: Content is protected !!
Rolar para cima