Um bebê de três meses, residente em Lavras, recebeu alta nesta quarta-feira (22/01) e foi transferido para um hospital de referência em Belo Horizonte.
A criança, que nasceu com uma grave malformação congênita no intestino, precisava de um tratamento especializado que não era possível realizar na cidade.
A transferência só foi possível graças à intervenção do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que entrou com uma ação judicial para garantir o direito à saúde do bebê.
A criança havia sido submetida a cirurgias em Lavras, mas o seu quadro clínico continuou a se agravar, necessitando de cuidados mais especializados.
Estado descumpre decisão judicial e MPMG bloqueia recursos
Inicialmente, a Justiça determinou a transferência do bebê, mas o Estado de Minas Gerais descumpriu a decisão.
Diante da situação, o MPMG solicitou orçamentos para o custeio do tratamento em uma instituição privada e conseguiu o bloqueio de R$ 300 mil das contas do Estado para garantir que o bebê recebesse os cuidados necessários.