Em uma ação conjunta realizada na manhã desta quarta-feira, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar (PMMG) deflagraram a Operação Consequentia, com foco no combate ao tráfico de drogas e homicídios em Lavras. A operação teve como alvo um grupo criminoso atuante no bairro Serra Verde.
Durante a ofensiva, seis suspeitos foram presos — uma mulher de 27 anos e cinco homens com idades entre 19 e 33 anos. A investigação aponta que quatro deles estão diretamente envolvidos em crimes de homicídio e tentativa de homicídio ocorridos em 18 de dezembro de 2024, quando duas vítimas foram baleadas ao retornarem do trabalho. Uma das vítimas, sem qualquer ligação com atividades ilícitas, morreu no local. O crime está relacionado a uma disputa entre facções criminosas iniciada em 2023.
Drogas, armas e dinheiro apreendidos
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão na operação policial em Lavras, os policiais encontraram porções de maconha, cocaína e crack, além de balanças de precisão, armas de fogo, anotações sobre o tráfico e cerca de R$ 25 mil em espécie.
A operação contou com o apoio de aproximadamente 40 agentes — 20 policiais civis e 20 militares — incluindo investigadores de delegacias da região.
As autoridades seguem com as investigações para esclarecer completamente os crimes violentos e reunir provas que levem à responsabilização dos envolvidos por homicídio, tráfico de entorpecentes e associação criminosa.