Equipes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram, nesta terça-feira (13), uma visita técnica ao novo hospital universitário da instituição.
Com as obras paralisadas desde 2021, o projeto foi reinserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), impulsionando sua retomada. O presidente da Rede Ebserh, Arthur Chioro, foi recepcionado pelo reitor da UFLA, José Roberto Scolforo, em um encontro que reforçou a parceria estratégica entre as instituições.
Após a entrega, o hospital será administrado pela Ebserh e se tornará um importante campo de prática para estudantes de cursos da área da saúde, ampliando oportunidades de aprendizado e reafirmando o compromisso com a qualidade na formação de profissionais.
Adaptações para atendimento seguro e ensino de qualidade
Durante a visita, Arthur Chioro destacou a importância dos ajustes arquitetônicos que estão sendo realizados para adequação do projeto.
“Neste momento, uma equipe de arquitetura hospitalar está revisitando o projeto e realizando as adaptações necessárias, tanto para atender o novo perfil assistencial, como também os ajustes recomendados a partir dos padrões sanitários”, explicou.
Segundo Chioro, essas mudanças garantirão uma oferta segura de serviços de saúde, além de criar condições para a produção de ensino e pesquisa com excelência. “Tudo isso para que possamos ter uma oferta segura de saúde, além de condições de produzir ensino e pesquisa de qualidade, reforçando o nosso compromisso de formar, ensinar e pesquisar”, enfatizou.
Estrutura do hospital e especialidades
A proposta é transformar o Hospital Universitário da UFLA em uma referência regional, oferecendo programas de residência e serviços inéditos na rede pública local.
O hospital contará com 105 leitos e será capaz de realizar procedimentos de média e alta complexidade.
As principais linhas de cuidado incluem:
- Clínica médica e cirúrgica para adultos;
- Tratamento agudo de Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Atendimento especializado a pacientes vítimas de queimaduras, com possível abrangência macrorregional.
No setor cirúrgico, estão previstas:
- Cirurgias eletivas ortopédicas, vasculares, gerais e urológicas de média complexidade;
- Procedimentos na modalidade hospital-dia.
O hospital também será referência no atendimento a pacientes neurológicos acometidos por AVC hemorrágico e isquêmico, além do suporte especializado a pacientes queimados que necessitam de internação em leitos críticos (UTI) ou enfermarias específicas.
Expansão da Rede Ebserh
A Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais. Além do atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), esses hospitais desempenham um papel essencial na formação de profissionais da saúde e na promoção de pesquisas e inovação.
Com a integração do hospital universitário da UFLA à rede, a Ebserh reforça seu compromisso com a ampliação da assistência médica qualificada e a excelência acadêmica no Brasil.