A Delegacia da Receita Federal em Varginha e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) inauguraram, no último dia 13, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal voltado ao comércio exterior, o NAF COMEX.
O projeto visa auxiliar microempreendedores individuais (MEI) e cidadãos hipossuficientes na exportação e importação de produtos, além de oferecer suporte em outras demandas relacionadas ao comércio internacional.
O evento contou com a presença do delegado adjunto da DRF/Varginha, auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha; o representante de Cidadania Fiscal e agente da Receita Federal em Itajubá, analista tributário Sérgio Antônio Costa; e a agente da Receita Federal de Lavras, analista tributário Sandra Cristina Avelar Rabelo, além de representantes da UFLA.
Segundo Henrique Viegas Cunha, o NAF COMEX será essencial para o desenvolvimento de pequenos negócios:
“O NAF COMEX terá um papel fundamental no apoio a pequenos produtores rurais, como apicultores, produtores de cachaça e cerveja artesanal, além de artesãos que desejam exportar seus produtos, contribuindo diretamente para o crescimento e fortalecimento de seus empreendimentos. Um dos principais benefícios dessa iniciativa é que ela não gera custos para a sociedade. Trata-se de uma parceria que traz apenas vantagens, especialmente para os pequenos produtores, que contarão com a orientação dos estudantes de comércio exterior de forma totalmente gratuita.”
A UFLA já oferece suporte contábil e fiscal por meio do NAF e, com o NAF COMEX, amplia sua colaboração com a Receita Federal para proporcionar atendimento especializado voltado ao comércio exterior.
O que é o NAF?
O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) é uma parceria entre a Receita Federal e instituições de ensino superior, com o propósito de prestar serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas de baixa renda, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.
Além de fomentar a educação fiscal e a cidadania, a iniciativa capacita futuros profissionais contábeis, oferecendo treinamento prático dentro das universidades.
Na UFLA, os alunos treinados pela Receita Federal realizam atendimentos gratuitos à sociedade, promovendo inclusão, cidadania e aprimoramento do conhecimento fiscal por meio da prática. Com a expansão para o NAF COMEX, o projeto fortalece o apoio a pequenos negócios interessados em expandir suas atividades para o mercado internacional.