Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, entre os dias 09 e 21 de janeiro, em todas as regiões do estado, traçou um panorama das expectativas dos comerciantes para o período de volta às aulas.
O levantamento, que ouviu 425 empresas dos segmentos de vendas de livros, jornais, revistas e papelaria, hipermercados e supermercados, lojas de departamento e multi-coisas, revela que a pesquisa de preços será a principal estratégia dos consumidores na hora de adquirir os materiais escolares.
Cenário de Vendas e Estratégias dos Comerciantes
Apesar de 24,5% dos comerciantes terem relatado um aumento nas vendas de materiais escolares em comparação com o mesmo período do ano passado, 57,5% acreditam que os consumidores estarão mais cautelosos e realizarão pesquisas de preços antes de efetuar a compra.
Para atrair os consumidores, os comerciantes estão apostando em diversas estratégias. 40,8% das empresas estão investindo em propaganda e divulgação, enquanto 34,8% estão promovendo promoções e liquidações de itens escolares.
Além disso, 23,3% dos estabelecimentos decidiram reforçar suas equipes para garantir um atendimento diferenciado e otimizar a experiência de compra dos clientes.
Expectativas de Gastos e Formas de Pagamento
A pesquisa aponta que a média de gasto por consumidor deverá variar entre R$100 e R$300, de acordo com 47,4% dos empresários.
Os comerciantes também preveem que a maior parte das vendas será realizada no cartão de crédito (54,0%), seguido pelo Pix (15,4%) e cartão de débito (10,8%).
A economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, destaca que a cautela dos consumidores se deve, em grande parte, à percepção de diminuição do poder de compra, influenciado pelo cenário econômico e pela alta da inflação.
Diante desse cenário, a economista ressalta a importância de os empresários adotarem estratégias de vendas atrativas, como o parcelamento no cartão de crédito, promoções, liquidações, investimentos em publicidade e um atendimento diferenciado.
Essas ações, aliadas ao reforço das equipes, visam melhorar as expectativas do setor e impulsionar a economia.
Impacto do Período de Volta às Aulas
A pesquisa revela que 44,6% dos comerciantes esperam um aumento no fluxo de clientes na segunda quinzena de janeiro, enquanto 40,4% apostam no início de fevereiro como o período mais aquecido para a venda de material escolar.
Apesar das expectativas positivas de muitos comerciantes, 31,0% dos estabelecimentos ouvidos afirmam que o período de volta às aulas não tem impacto significativo nas vendas de material escolar no começo do ano.
A pesquisa da Fecomércio MG traça um panorama do cenário de volta às aulas, evidenciando a cautela dos consumidores, as estratégias dos comerciantes para atrair clientes e as expectativas de gastos e formas de pagamento.
O levantamento reforça a importância de os empresários estarem atentos às necessidades dos consumidores e adotarem estratégias de vendas eficientes para garantir o sucesso nesse período importante para o comércio.