
Uma nova turma do Programa Formação por Competência teve início recentemente na Fazenda Samambaia, em Santo Antônio do Amparo.
A iniciativa do Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo, visa preparar trabalhadores e produtores rurais para o mercado de trabalho, com foco na mecanização agrícola do café.
O programa, que conta com o apoio de diversas entidades e empresas do setor, como Fazenda da Lagoa, NKG Fazendas Brasileiras, Fazenda Samambaia, Sancoffee, Associação Casa da Criança e do Jovem Amparense e a Fundação Hanns Neumann, oferece 560 horas de capacitação para 12 jovens, filhos de trabalhadores e produtores rurais da região.
O curso aborda desde Inteligência Emocional e Segurança do Trabalho até Operação e Manutenção de Trator e Implementos Agrícolas, Operação de Colhedora Automotriz de Café, Operação de Máquinas Portáteis, Aplicação de Defensivos Agrícolas, Operação de Guindauto/Munk, Operação de GPS e Gerenciamento Agrícola.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Caio Oliveira, destaca a importância da iniciativa para o setor cafeeiro:
“Em todas as turmas, a maioria dos participantes sai com excelentes perspectivas de emprego ou crescimento profissional. Desenvolver esse programa favorece a formação e qualificação da mão de obra empregada na cafeicultura, contribuindo, assim, para a melhoria e evolução da cadeia produtiva do café na nossa região”.
Com previsão de conclusão para maio de 2025, o programa representa um passo importante para a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do setor cafeeiro, impulsionando o desenvolvimento da região e garantindo a excelência na produção de café.
Sobre o Programa Formação por Competência
O Programa Formação por Competência é uma iniciativa de qualificação profissional do Sistema Faemg Senar, estruturada em módulos que exigem uma carga horária mais extensa.
De acordo com os organizadores, o objetivo é oferecer uma formação robusta, garantindo que trabalhadores e produtores rurais desenvolvam habilidades técnicas, profissionais e de gestão.
Essa metodologia possibilita que os participantes se tornem mais polivalentes e aptos a atuar em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente.
Com essa nova turma, o Sistema Faemg Senar reafirma seu compromisso com a capacitação e fortalecimento do setor agropecuário, promovendo a qualificação de profissionais essenciais para a cadeia produtiva do café.
*Com informações da Ascom Faemg/Senar